Madeira de Construção

 

Desde tempos imemoriais que a madeira é utilizada na construção de bens para uso humano. Primeiro sem qualquer tipo de maquinação de superfície nem de acabamento estético ou de preservação, mas com o tempo e com a evolução das ferramentas o homem veio a desenvolver uma técnica de construção baseada num conjunto de peças de madeira esquadriadas e com secções mais ou menos standard, que garantem à partida um uso seguro em muitas das utilizações.

Esse conjunto de peças a que se dá o nome genérico de madeira de construção é actualmente usada na execução de estruturas, protecção de obra e andaimes, na forma de peças de secção rectangular com as faces acabadas de serragem (sem serem aplainadas), sendo por vezes secas, outras verdes (húmidas)

 

Também é muitas vezes usada madeira com tratamento preservador, normalmente quimico, que faz com que uma madeira pouco ou medianamente durável possa vir a ter uma vida muito longa em obra.

 

Às peças é dado um nome, comum, que se prende com a espessura. Também, por vezes, a largura e comprimentos estão associados à designação.

 

 

 

Secções mais usadas (Pinho) em mm

 

Viga

 

200x100

 

160x80

 

140x70

 

Barrotes

 

100x70

 

80x60

 

 

Moldura

 

varx40

 

 

 

moldura andaime

 

230x40

 

 

 

Solho

 

100x25

 

(incrementos na larg. , 10 )

 

Solho de cofragem

 

100x25

 

(incrementos na larg. , 10 )

 

Forro

 

150x15

 

(incrementos na larg. , 10 )

 

 

 

 

Caso pretenda algumas destas secções em comprimentos que normalmente estão entre os 2,2 e os 6m, ou pretende outra madeira com dimensões especificas não hesite em nos CONSULTAR